Tesouro direto: prefixados e IPCA+ recuam nesta sexta
Tesouro direto: prefixados e IPCA+ recuam nesta sexta

O índice de difusão do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) – responsável por mostrar o percentual de itens com aumento de preço – foi de 52% no mês de setembro, uma queda de 5 p.p. (pontos percentuais) do resultado de agosto.

A difusão de alimentos saiu de 47% em agosto pra 48%. Já os itens não alimentícios foram de 65% em agosto para 56% em setembro. Informações via Times Brasil.

Apesar de alto, IPCA ainda mostra estabilidade

Apesar de alta, a inflação brasileira continua estável, afirmam especialistas sobre o resultado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Dado foi fortemente influenciado pelo aumento da energia elétrica.

índice do mês de setembro, divulgado nesta quinta-feira (9) ficou em 0,48% – ligeiramente abaixo da estimativa do mercado (0,52%). Apesar da aceleração, especialistas analisam que o resultado já era esperado e não compromete a ancoragem da inflação.

“O resultado do IPCA de setembro confirma o que o mercado já antecipava: uma aceleração pontual da inflação, puxada principalmente pelo fim do bônus de Itaipu, que elevou as tarifas de energia elétrica, e pela descompressão dos preços de alimentos e automóveis”, explicou Pablo Spyer, conselheiro da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores).

Na análise de Spyer, é importante destacar que os núcleos da inflação seguem “bem-comportados”, o que fortalece a perspectiva de que as pressões atuais são temporárias. “A expectativa é de desaceleração já em outubro, com a redução da bandeira tarifária de energia e a acomodação de preços administrados.”

Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS (Associação Paulista de Supermercados), também analisa que tudo aponta para um cenário de maior estabilidade inflacionária, “com a possibilidade do início do ciclo de redução da taxa básica de juros”.

“Mesmo com a alta observada no último mês, o Brasil mantém uma política monetária excessivamente contracionista, com uma das maiores taxas reais de juros do mundo. Isso produz um impacto direto sobre os investimentos, sobre o poder de compra das famílias e sobre a economia como um todo.”