A Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou na última sexta-feira (13) regras que flexibilizam e simplificam o seguro de automóvel. Com as alterações, a partir de 1º de setembro as seguradoras terão mais liberdade para criar e oferecer formas novas, e mais baratas, de seguros de veículos, sendo possível realizar a contratação sem ser proprietário do automóvel, conforme o Estadão
“Vamos permitir, com as novas regras e critérios, que uma diversificação efetiva de produtos apareça. Se alguém quiser fazer seguro só da metade do carro, por que não permitir isso? É melhor do que não ter um seguro”, declarou Rafael Scherre, diretor da Susep.
Entre as mudanças, está inclusa a possibilidade de que o seguro seja contratado mesmo sem a identificação exata do automóvel, assim como já é feito em outros países. Scherre explica que isso irá facilitar, por exemplo, o acesso ao seguro por motoristas de aplicativos e condutores que compartilham veículos ou que utilizam carros alugados, ou seja, não é necessário ser dono do veículo, apenas apontar o valor desejado do seguro e referências sobre o tipo de automóvel.