Nubank (NUBR33) anuncia empréstimos com Tesouro Direto como garantia

O usuário poderá distribuir as parcelas em até 48 meses, sem precisar resgatar o seu investimento

O Nubank (NUBR33), anunciou nesta quinta-feira (15), uma nova modalidade de empréstimo com investimentos em Tesouro Direto como garantia. 

“Queremos crescer de forma sustentável o nosso portfólio de crédito colaterizado e diversificar as opções de ativos de investimentos usados como garantia. A ideia é oferecer cada vez mais soluções eficientes para nossos clientes investidores, enquanto suas aplicações continuam rendendo”, explica Lívia Chanes, líder das operações do Nubank no Brasil. 

A companhia explica que a opção pelo empréstimo com investimentos em Tesouro Direto vale para aplicações feitas nesta modalidade via app do Nubank ou mesmo feitas por meio da plataforma NuInvest. Nesta nova alternativa, o usuário poderá distribuir as parcelas em até 48 meses, sem precisar resgatar o seu investimento, além de taxas de juros a partir de 1,45%. 

Para o empréstimo com Tesouro Direto como garantia, no caso de o cliente ter investido em mais de uma opção de títulos públicos federais e em mais de uma categoria, automaticamente o de maior valor será usado como garantia. O usuário que optar por essa modalidade terá acesso a melhores linhas de créditos, com taxas mais competitivas em relação ao mercado, além da segurança de ter uma garantia de pagamento, caso ocorra algum imprevisto. 

Em caso de atraso no pagamento de uma parcela, a garantia será utilizada para ajudar o cliente a ficar em dia novamente. Neste caso, ela será executada 20 dias depois da data do vencimento da parcela não paga, e o valor do investimento será usado para cobrir o maior número de parcelas possíveis, com juros e encargos previstos. 

Atualmente, cinco categorias de títulos do Tesouro Direto poderão ser utilizados como garantia em empréstimos: o Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, Tesouro IPCA+ com juros semestrais, Tesouro Prefixado, e o Tesouro Prefixado com juros semestrais. Os clientes podem fazer investimentos em Tesouro Direto via app do Nubank desde fevereiro, além da plataforma NuInvest.

Nubank prepara demissão em massa

O Nubank prepara uma demissão em massa. Segundo informações do site “Layoffs Brasil”, cerca de 300 funcionários serão dispensados, majoritariamente de operações de diversas unidades de negócios.

De acordo com o “Layoffs Brasil”, os cortes promovidos pelo Nubank buscam aumentar a eficiência reduzindo funções repetidas. “Algumas funções e posições se tornaram redundantes”, disse a institução financeira em comunicado.

Ainda no comunicado, o Nubank afirmou que vai pagar as rescisões devidas aos funcionários, extensão de benefícios de saúde e ajuda para conseguir novo emprego.

“Neste momento, nenhuma outra reestruturação é contemplada. Em outras áreas de negócios, o Nubank continua a seguir o ritmo normal de contratações baseadas nas necessidades do negócio e da performance dos empregados”, pontuou o comunicado.

No primeiro trimestre deste ano, o Nubank foi alvo de grande polêmica após promover uma demissão em massa e propor um contrato de confidencialidade aos dispensados em troca de benefícios. Neste acordo, os demitidos se comprometiam a não expor a demissão ou dar declarações relativas à empresa.