A Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou que 136 países acordaram a criação do imposto sobre sociedades de 15% em nível mundial a partir de 2023, um marco que visa a limitar a otimização fiscal das grandes multinacionais e a rivalidade dos países por seus impostos.
“O acordo histórico redistribuirá entre os países ao redor do mundo mais de US$ 125 bilhões em lucros de cerca de 100 das maiores e mais lucrativas multinacionais do mundo, que pagarão sua parte justa de impostos”, anunciou a OCDE, em comunicado divulgado nesta sexta-feira (8).
Já era previsto que o tratado fosse anunciado após sinal verde da Irlanda https://www.bpmoney.com.br/noticias/economia/irlanda-deve-assinar-acordo-de-taxa-corporativa . O país abriga as sedes das principais corporações de tecnologia como Apple, Facebook e Google, a Irlanda contava com um dos menores impostos sobre sociedade do mundo, de 12,5%.
Os irlandeses eram vistos como grande obstáculo para firmar o acordo, o país vinha se recusando a assinar o acordo por temerem que a taxa acabasse sendo superior a 15%.
“Todos os países do G20, todos os da União Europeia e todos os da OCDE” aprovaram a proposta, que será apresentada no final do mês aos presidentes do G20 em Roma, celebrou o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann.