A Organização Internacional do Café (OIC) afirmou que a produção global do grão poderá cair abaixo da demanda na próxima temporada que começa em outubro e terminará em 2022, segundo seu último relatório mensal.
“Espera-se uma redução substancial da produção mundial no ano cafeeiro de 2021/22, uma vez que algumas origens importantes foram afetadas por choques relacionados ao clima. A oferta total deverá cair abaixo do consumo mundial”, declarou o OIC. No entanto, não foi fornecido o número para o déficit projetado na próxima temporad
O órgão intergovernamental acrescentou uma projeção otimista para 2020/21, no qual aumentou sua previsão de superávit de café, antes esperada em 2,30 milhões, a expectativa atual é um alcance de 2,6 milhões de sacas.
Segundo a OIC, a elevação das perspectivas encontram explicação na redução do consumo, agora estimado em 167,01 milhões de sacas nesta temporada. Em seu relatório anterior a projeção de 167,58 milhões de sacas, inferior aos 167,6 milhões de sacas vistas antes da pandemia.