Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, será palco da próxima conferência ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio). O evento ocorre na segunda-feira (26) e seu local traz uma alerta, por ser próximo à área de ataques à rotas marítimas essenciais para o comércio global.
As movimentações marítimas atendam 80% da movimentação de mercadorias em escala mundial, como foi destacado pela Unctad (Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento).
Desde novembro de 2023, rebeldes hutis iemenitas, apoiados pelo Irã, tem atacado navios no Golfo de Aden e no Mar Vermelho. Segundo o “Valor Econômico”, o grupo tem como alvo embarcações que acreditam estar ligadas a Israel.
Nos últimos dois meses, houve uma redução de mais de 40% do comércio que passa pelo Canal de Suez, de acordo com o último levantamento da Unctad.
Além disso, outras tensões geopolíticas também afetam o segmento. A “esteira” da guerra na Ucrânia, ligada as rotas de navegação no Mar Negro, e a extrema seca, causada pela mudança climática, reduziram em 49% a navegação no Canal do Panamá.
Diante do cenário, as taxas médias de frete spot para contêineres apresentaram a maior alta semanal já registrada, indo para US$ 500 na última semana de 2023.
Para a agência da ONU (Organização das Nações Unidas), essas interrupções prolongadas no transporte de contêineres podem levar ao aumento da inflação. Isso por que, esses atrasos ameaçam cadeias de suprimentos globais e retardam entregas.
Enquanto ministros desembarcam para ministerial da OMC, EUA fazem atraques ao Iêmen
Em meio a um cenário de tensão geopolítica, no sábado (24), ministros desembarcavam em Abu Dhabi para a ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio). Do outro lado, os EUA e a Grã-Bretanha realizavam novos ataques militares contra diversos locais do Iêmen controlados pelo hutis.
O próximo encontro da OMC será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O evento ocorre na segunda-feira (26) e seu local traz uma alerta, por ser próximo à área de ataques a rotas marítimas essenciais para o comércio global.
O Hutis são um grupo do movimento político religioso Ansar Allah, do noroeste do Iêmen. Desde novembro de 2023, eles têm atacado frotas em canais marítimos de extrema importância, como o Mar Vermelho e Golfo do Aden.
O objetivo dos EUA é reduzir a capacidade dos militantes apoiados pelo Irã de atacar navios.
Aviões de guerra norte-americanos e britânicos atingiram lançadores de mísseis. De acordo com uma declaração de países envolvidos, o Canadá, a Dinamarca, a Holanda, a Austrália, o Bahrein e a Nova Zelândia apoiaram a operação.