A Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou nesta segunda-feira (15) o Barômetro do Comércio de Mercadorias que revela uma desaceleração do comércio global de mercadoria, que acontece em decorrência de interrupções da produção e do fornecimento em setores críticos, refletindo a diminuição da demanda de importações.
O medidor havia demonstrado recuperação das atividades diante do período inicial da pandemia do novo coronavírus, quando tinha atingido 110,4 pontos em agosto, entretanto o último levantamento aponta uma queda para 99,5 pontos.
Desta forma, o indicador apresenta uma pontuação ligeiramente abaixo da linha de base de 100, na qual indica crescimento do comércio acima da tendência de médio prazo.
De acordo com a OMC, os recentes choques de abastecimento, como o congestionamento de portos resultante do aumento da demanda de importação no primeiro semestre do ano, e a interrupção da produção de bens amplamente comercializados, como automóveis e semicondutores, foram fatores dominantes que influenciaram fortemente a retardação.
O medidor é um mecanismo que tem como finalidade buscar informações sobre o rumo do comércio mundial, em tempo real, através de estatísticas e projeções da OMC e de outras organizações.