A nova onda de casos de Covid-19 na Malásia ameaça prolongar a escassez global de chips. O país é crucial para a produção de suprimentos de semicondutores e essa nova onda da variante Delta do Coronavírus pode prolongar a baixa oferta para 2022.
A escassez na fabricação do material se dá principalmente pela falta de profissionais, que é ligada às restrições impostas pelo governo para conter a Covid-19. Além disso, a demanda pelo produto tem crescido.
No primeiro semestre deste ano, as empresas que subestimaram o ritmo da recuperação econômica e não encomendaram peças suficientes foram as que impulsionaram essa escassez. Agora elas têm dificuldade de encontrar o produto, pois os surtos de Covid prejudicam a produção.
“Achamos que o abastecimento está resolvido e, de repente, surge um problema em outro lugar”, disse o sócio e especialista em semicondutores da consultoria Bain & Company, Ravi Vijayaraghavan ao Broadcast.
A Malásia está enfrentando a pior onda da Covid-19 desde o início da pandemia. Foram registrados mais de 1,6 milhão de casos e aproximadamente 15 mil mortes.