Open Bank: entenda o que muda com nova fase

Começa nesta sexta a segunda fase do Open Banking, veja as principais mudanças

A implementação da nova fase do Open Banking executada pelo Banco Central (BC) pode gerar algumas dúvidas aos clientes sobre a circulação de seus dados e, por isso, listamos todas as informações que você precisa saber.

O open banking, criado com a finalidade de fomentar a competição de produtos e serviços financeiros visando à redução de custos ao cliente, tem como principal premissa o aumento da segurança e da proteção dos dados dos clientes.

O sistema permite o compartilhamento de dados financeiros em uma plataforma digital regulada pelo BC. Até então essas informações ficam asseguradas no sistema em que o cliente era correntista.

No entanto, as informações só serão compartilhadas com a autorização do cliente e se for informada a finalidade e o prazo de uso dos dados.

O usuário também terá direito de cancelar essa licença a qualquer momento e em qualquer instituição financeira pela internet.

O compartilhamento poderá ser feito somente através do aplicativo ou site autenticado do banco, é importante evidenciar que nenhum outro site ou aplicativo terá esta finalidade. 

Com o Open Banking, será possível que os bancos conheçam os planos dos seus concorrentes e possam oferecer novas propostas com ofertas semelhantes para os usuários dos bancos adversários. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile