A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deve realizar uma reunião em 1º de dezembro apenas para membros da Opep e uma segunda reunião, no dia seguinte, desta vez com a Opep+ que inclui a participações externas da Arábia Saudita e outros aliados dos EUA no Golfo, assim como a Rússia.
Antes disso, na agenda da Opep, está marcado para acontecer no dia 30 de novembro uma reunião do Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial (JMMC). As reuniões visam definir políticas sobre a commoditie.
O plenário que está prestes a acontecer é a que está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (29), onde será realizada a reunião do Comitê Técnico Conjunto (JTC) que está marcada para 29 de novembro.
A organização havia rejeitado solicitações para bombear mais em suas reuniões mensais. A autoridade sênior dos EUA afirmou: “Vamos continuar conversando com parceiros internacionais sobre essa questão. O presidente está pronto para tomar medidas adicionais se necessário, e está preparado para usar todas as suas autoridades trabalhando em coordenação com o resto do mundo”.