Em setembro, os EUA geraram 254 mil postos de trabalho fora do setor agrícola, superando as expectativas dos analistas, de acordo com o relatório de emprego conhecido como payroll, divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Departamento do Trabalho.
Segundo o consenso LSEG, os analistas previam a criação de 140 mil vagas em setembro. No entanto, a taxa de desemprego recuou de 4,2% para 4,1% no mês, contrariando as expectativas de estabilidade.
A criação de empregos não agrícolas em setembro superou a média mensal dos últimos 12 meses, que era de 203 mil vagas. No período, o aumento do emprego se manteve em setores como serviços de alimentação e bares, saúde, governo, assistência social e construção.
Em setembro, os ganhos médios por hora para todos os trabalhadores no setor privado não agrícola subiram 13 centavos, ou 0,4%, alcançando US$ 35,36. Ao longo dos últimos 12 meses, esses ganhos registraram um aumento de 4,0%.
Também foram anunciadas revisões dos dois meses anteriores. A criação de empregos no setor não agrícola em julho foi revisada para cima em 55.000, passando de +89.000 para +144.000, enquanto a alteração para agosto subiu em 17.000, de +142.000 para +159.000.
Payroll: reduzir 0,50 p.p. na taxa de juros ‘é risco muito grande’, diz analista
“É um risco muito grande reduzir 0,50 agora, e eles não devem fazer isso. Pode ser que na próxima decisão isso mude, talvez com mais informações que tragam segurança para o Fed aumentar o ritmo”, pontuou Rodrigo Cohen, cofundador da Escola de Investimentos. A fala dele se referia as novas apostas que surgiram após os dados do Payroll.
Segundo ele, é possível que esse nível de corte ocorra na próxima reunião, após setembro. “Pode ser que na próxima decisão isso mude, talvez com mais informações que tragam segurança para o Fed aumentar o ritmo. Então, não acho que isso deva ser feito agora”, declarou o especialista.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (6), os EUA criaram 142 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de agosto. O dado ficou abaixo do esperado pelo mercado global.
A estimativa dos analistas, conforme o consenso LSEG, era que o payroll apontasse a criação de um total de 160 mil vagas em agosto.