Payroll: EUA criam 467 mil empregos em janeiro

A previsão dos economistas era que a economia norte-americana gerasse 150 mil empregos no período.

A economia dos Estados Unidos criou 467 mil empregos em janeiro, segundo informou o relatório de acordo com o Relatório de Emprego (payroll) divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Departamento de Trabalho. 

Os números vieram bem acima do esperado, visto que a previsão dos economistas era que a economia norte-americana gerasse 150 mil empregos no período.

A expectativa era de que a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos tivesse desacelerado em janeiro diante das infecções por Covid-19 no país, afetando a atividade em negócios dependentes de contato físico, em um revés temporário para a recuperação do mercado de trabalho.

No entanto, embora os números sejam de avanço, os dados mostraram uma desaceleração em relação aos números revisados de dezembro, quando foram criadas 510 mil vagas. Dessa forma, a revisão dos números do mês passado dados indica que a criação de empregos em 2021 foi muito mais forte do que o reportado inicialmente. 

O salário médio por hora cresce 0,7% na base anual em janeiro, ante consenso de 0,5%. Já a média de horas trabalhadas por semana ficou em 34,5, ante consenso de 34,7. 
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile