Payroll: EUA criam 339 mil vagas de emprego em maio

A taxa de desemprego subiu 0,3 ponto percentual e ficou em 3,7% no mês

Dados do Payroll apontaram que os EUA criaram 339 mil vagas de emprego fora do setor agrícola no mês de abril, superando expectativas. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (2), pelo Departamento do Trabalho. A taxa de desemprego subiu 0,3 ponto percentual e ficou em 3,7% no mês.

O consenso Refinitv tinha a expectativas de que os empregadores criariam 190 mil novas vagas no mês. A projeção para a taxa de desemprego era de 3,5%.

Em maio, os ganhos médios por hora de funcionários em empregos privados não agrícolas aumentaram 11 centavos, ou 0,3%, para atingir US$ 33,44. Nos últimos 12 meses, houve um aumento de 4,3% na média dos ganhos por hora.

Esse indicador é amplamente observado pelo Federal Reserve para auxiliar na definição de sua política monetária, fornecendo uma visão da força de trabalho empregada que recebe salários no país, excluindo o setor primário.

EUA: senado aprova aumento do teto da dívida

O Senado dos EUA aprovou, nesta quinta-feira (1), o aumento do teto da dívida e o corte dos gastos orçamentários do país. O acordo bipartidário será enviado agora para o presidente Joe Biden, a tempo de virar lei antes da segunda-feira (5), data estimada pelo Departamento do Tesouro para o governo ficar sem dinheiro para honrar todos os compromissos, caso o teto da dívida não tivesse um acordo.

Chuck Schumer, líder da maioria no Senado, destaca que a aprovação do projeto evita a inadimplência e traz alívio para a América. As consequências do calote seriam catastróficas, podendo levar a outra recessão e impactar milhões de famílias americanas. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

O texto foi aprovado no fim da noite de quinta por 63 votos a 36, o que reflete o apoio de democratas e republicanos. O pacote foi negociado entre Biden e o presidente da Câmara dos EUA, o republicano Kevin McCarthy.