O PCE (índice de preços de gastos com consumo) nos EUA cresceu 0,2% em julho ante junho, segundo divulgado pelo BEA (Bureau of Economic Analysis) nesta sexta-feira (30). Com isso, o PCE foi a 2,5% em um ano, acima da meta de 2% determinada pelo Fed (Federal Reserve).
O alta no resultado acontece após registro de crescimento de 0,1% em junho ante maio. Até aquele mês, o índice acumulava alta de 2,5% em 12 meses.
O dado de julho veio em linha com as expectativas do mercado. O anual, porém, ficou levemente acima das projeções (2,6%).
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o núcleo do PCE subiu 0,2% no sétimo mês do ano, após alta igual em junho. Na comparação anual, aumentou 2,6%.
As apostas para o núcleo da inflação eram de 0,2% mês a mês e de 2,7% ano a ano.
PIB dos EUA supera projeções e avança 3% no 2TRI24
O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA cresceu 3% no segundo trimestre de 2024, mais do que o esparado pelo consenso LSEG de analistas (2,8%). O dado foi divulgado nesta quinta-feira (29), pelo BEA (Escritório de Análise Econômica).
A segunda leitura mostra um resultado maior do que o registrado na primeira leitura, de crescimento de 2,8%. Além disso, o 2TRI24 evidencia um avanço em relação ao PIB do 1TRI24, de 1,4%.
Segundo os dados, o aumento do PIB dos EUA refletiu principalmente crescimentos nos gastos do consumidor, investimentos em estoques privados e investimento fixo não residencial. As importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, também aumentaram.