O preço de venda de gás natural terá redução média de 7,1% por metro cúbico, na comparação com o trimestre de maio a julho. O percentual considera a variação do preço do produto e do seu transporte por dutos.
Conforme a Petrobras (PETR3;PETR4), com a atualização, o preço do gás natural vendido pela empresa para as distribuidoras acumula redução de aproximadamente 25% no ano. As infromações são da Agência Brasil.
A redução, segundo a Petrobras, entra em vigor no dia 1º de agosto e segue de acordo com os contratos acertados pela companhia com as distribuidoras.
A empresa informou ainda que “os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio”.
De acordo com a Petrobras, para o trimestre em referência, “o petróleo teve queda de 3,8% e o câmbio teve apreciação de 4,8%”.
De acordo com a Petrobras, o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, como também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora. Nessa análise, estão as suas margens, e no caso do GNV, dos postos de revenda e os tributos federais e estaduais.
“Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. A companhia ressalta que a atualização anunciada para 01/08/23 não se refere ao preço do GLP [gás de cozinha], envasado em botijões ou vendido a granel”, informa a estatal.
Petrobras pode ganhar R$ 10 milhões por ano com royalties
A Petrobras está intensificando seus investimentos na comercialização de royalties através da venda de patentes tecnológicas. A empresa colocou à disposição 214 tecnologias desenvolvidas internamente, buscando atrair o interesse de outras empresas que desejem adquirir esses direitos.
Com essa estratégia, a estatal estima que poderá arrecadar cerca de R$ 10 milhões por ano com a venda dos direitos das patentes, além de ter a possibilidade de utilizar seus próprios produtos em suas operações.
De acordo com Luciano Felipe Rodrigues, gerente de inovação tecnológica da Petrobras, após a venda das patentes tecnológicas para outras empresas, a petroleira pode optar por adquirir o serviço prestado por essas empresas e continuar utilizando o produto que foi vendido.
“A Petrobras já tem outros contratos de licenciamento existentes, mas essa é a primeira vez que fazemos uma oferta com essa quantidade. Normalmente, essas ofertas eram pontuais, feitas de forma individual ”, diz Rodrigues. Ele defende que a operação de venda de patentes tecnológicas é do tipo “ganha-ganha”, o que significa que ela traz benefícios para todas as partes envolvidas na transação. “Com a oferta maior, queremos aumentar a atratividade no mercado.”