Foto: Marco Verch-CCNull
Foto: Marco Verch-CCNull

A Pfizer (PFIZ34) venceu a disputa com a dinamarquesa Novo Nordisk e vai adquirir a startup americana Metsera por até US$ 10 bilhões, consolidando sua entrada no mercado de medicamentos para obesidade, um dos mais promissores do setor farmacêutico.

A proposta final da Pfizer, de US$ 86,25 por ação, inclui US$ 65,60 em dinheiro e até US$ 20,65 adicionais atrelados a metas de desempenho.

A transação já recebeu o aval da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA e deve ser concluída após a reunião de acionistas da Metsera em 13 de novembro.

A decisão encerra uma disputa acirrada que se arrastava desde outubro, quando a Novo fez uma oferta não solicitada e tentou elevar o preço pago pela rival americana.

A proposta da farmacêutica dinamarquesa, no entanto, enfrentou objeções regulatórias nos EUA, levando a Metsera a considerar o risco “inaceitavelmente alto” e optar pela oferta da Pfizer.

“O conselho determinou que a nova proposta da Pfizer representa a melhor transação para os acionistas, tanto pelo valor quanto pela certeza de fechamento”, afirmou a Metsera em comunicado.

A Novo declarou que não pretende aumentar sua oferta e seguirá avaliando outras oportunidades de aquisição.

Estratégia da Pfizer

O acordo é visto como crucial para a Pfizer, que busca renovar seu portfólio após a queda nas receitas de vacinas e tratamentos contra a Covid-19.

A farmacêutica tenta há anos desenvolver um medicamento eficaz para perda de peso e agora aposta que os ativos da Metsera podem garantir vantagem no setor, que deve movimentar US$ 100 bilhões até 2030.

A Metsera, fundada em 2022 e sediada em Nova York, tem três compostos experimentais em desenvolvimento, com potencial para oferecer tratamentos mais duradouros e com menos efeitos colaterais do que os concorrentes Wegovy (Novo Nordisk) e Zepbound (Eli Lilly).

Desde o anúncio inicial do interesse da Pfizer, em setembro, as ações da Metsera dispararam cerca de 150%, fechando a última sexta-feira em US$ 83,18, o que dá à empresa um valor de mercado de US$ 8,75 bilhões.

Com o acordo, a Pfizer supera sua principal concorrente no setor de obesidade e dá um passo importante para compensar a perda de patentes que deve reduzir suas receitas em mais de US$ 15 bilhões até o fim da década.