4,7% no 2TRI24

PIB da China perde força no 3TRI24 e cresce 4,6% na comparação anual

Já em relação ao 2TRI24, o PIB da China cresceu 0,9% entre julho e setembro, um avanço frente ao ritmo de 0,7% no período entre abril e junho

China
Foto: Pixabay

O PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 4,6% no terceiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas. O resultado mostra uma desaceleração, visto que o ritmo estava em 4,7% no segundo trimestre.

Já em relação ao 2TRI24, o PIB chinês cresceu 0,9% entre julho e setembro, um avanço frente ao ritmo de 0,7% no período entre abril e junho.

Nos primeiros nove meses de 2024, a China informou que sua economia cresceu 4,8% em relação ao mesmo período de 2023, ainda abaixo da meta oficial de “cerca de 5%”.

O PIB atingiu cerca de 94,97 trilhões de yuans (cerca de US$ 13,33 trilhões) no período de janeiro a setembro, mostraram dados do NBS.

“Os fatores positivos que impulsionam uma recuperação econômica estável se acumularam e aumentaram em setembro”, disse Sheng Laiyun, vice-chefe do NBS, em entrevista coletiva. Ele enfatizou ainda que a maioria dos indicadores de produção e demanda melhorou e as expectativas do mercado também melhoraram.

Exportações da China perdem força e crescem 2,4% em setembro

As exportações da China subiram 2,4% em setembro na comparação anual, um recuo considerável frente ao crescimento de 8,7% em agosto, segundo dados publicados pelo órgão alfandegário do país nesta segunda-feira (14).

O resultado de setembro ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 6% das exportações chinesas.

Também no confronto anual, as importações chinesas registraram acréscimo de 0,3% em setembro, após o aumento de 0,5% de agosto. Neste caso, o consenso da FactSet era de avanço de 2% no último mês.

A Reuters destaca que as exportações da China cresceram no ritmo mais lento em cinco meses em setembro, uma sugestão de que os fabricantes não estão mais apressando os pedidos antes das tarifas de vários parceiros comerciais e que a demanda global por produtos chineses está diminuindo.

superávit comercial geral da China diminuiu para US $ 81,71 bilhões em setembro, de US $ 91,02 bilhões em agosto, e ficou abaixo da previsão de US$ 89,80 bilhões feita pela Reuters.