PIB da Rússia cresce 4,7% em 2021

Os dados de avanço se sucedem após o PIB da Rússia ter apresentado um encolhimento de 2,7% em 2020.

O PIB da Rússia cresceu 4,7% em 2021, segundo o Serviço Federal de Estatísticas do país. A expansão foi a mais acelerada desde 2008. 

Os dados de avanço se sucedem após o PIB da Rússia ter apresentado um encolhimento de 2,7% em 2020. A pesquisa também revela que o avanço foi impulsionado pela alta do consumo das famílias, que saltou 9,6%.

O estímulo do governo, bem como a recuperação econômica global e o aumento dos preços do petróleo no ano passado, elevaram o crescimento. Em 2020, a economia havia contraído 2,7% em meio às restrições do Covid-19.

O resultado representou a mais acelerada expansão da economia russa desde 2011, de acordo com a Capital Economics. De acordo com o levantamento, os investimentos cresceram 8,7%.

Leia também: Citigroup pode perder quase US$ 5 bi na Rússia

Moody’s alertava para enfraquecimento da atividade econômica
A agência de classificação de riscos Moody’s havia alertado, nesta quinta-feira (17), em relatório encaminhado a clientes, que a atividade econômica, medida pelo PIB da Rússia, deveria enfraquecer diante de uma escalada de tensões envolvendo o conflito com a Ucrânia e que países que possuem relações comerciais expressivas com a nação comandada por Valdimir Putin devem ser os que mais sofrerão os impactos de uma potencial desaceleração.

Parceiros