PIB da zona do euro desacelera no 4TRI21

Os dados ficaram em linha com as projeções.

A zona do euro apresentou uma desaceleração em seu crescimento econômico no quarto trimestre de 2021. De acordo com a agência de estatística da União Europeia, Eurostat, a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos 19 países que usam o euro avançou 0,3% no período, ante os três meses anteriores, apresentando ganhos de 4,6% na comparação anual.

Os dados divulgados nesta segunda-feira (31) apontam que, mesmo com o crescimento contido, houve uma forte expansão anual devido ao desempenho da Itália e da França que compensaram o trimestre mais lento na Alemanha.

Economistas ouvidos pela Reuters previam alta de 0,3% em relação aos três meses anteriores, já na comparação anual, a estimativa era para avanço de 4,7%, à medida que a economia torna a se recuperar de lockdowns devido a rápida propagação de variante das Covid-19, como antecipado pelo Money Times.

A segunda maior economia da zona do euro, a França, registrou expansão de 0,7% no quarto trimestre do ano passado e de 5,4% na comparação anual, enquanto a Itália sentiu elevação de 0,6% e 6,4%, respectivamente.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile