PIB do Reino Unido recua 1,6% no primeiro tri de 2021

Medidas de restrição mais duras puxaram o desempenho para baixo.

 

O desempenho da economia do Reino Unido para o primeiro trimestre do ano foi ligeiramente pior do que era esperado. O Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (30) que o Produto Interno Bruto (PIB) da nação registrou queda de 1,6%, a previsão era de que caísse apenas 1,5%.

Ainda de acordo com os dados da ONS, os setores mais afetados foram os de serviços e bens manufaturados. Além disso, também foram registradas contrações nas áreas relacionadas à educação, hotelaria e comércio, tanto no atacado quanto no varejo. O ponto fora da curva foi o setor de construção, que avançou no trimestre.

“Em um momento em que muitos serviços estavam indisponíveis, as famílias alcançaram um nível recorde de economia, superado apenas pelo registrado na primavera (hemisfério norte) de 2020, quando foi instaurado o primeiro confinamento devido à pandemia de coronavírus”, afirmou Jonathan Athow, do ONS.

Em abril, já no início do segundo semestre, estabelecimentos comerciais considerados não essenciais e as áreas externas de bares e restaurantes já haviam sido reabertos, o que ajudou a elevar o PIB no mês, que teve alta de 2,3%, segundo o ONS.

Com a previsão de encerramento de todas as restrições sanitárias no dia 19 de julho, a expectativa é de que a recuperação seja ainda maior. As informações são da Exame.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile