O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 6,6% no último trimestre deste ano, mostrando um avanço mais rápido do que o calculado inicialmente no início do período. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (26) pelo Departamento de Comércio do país.
Economistas ouvidos pela Reuters esperavam uma elevação de 6,7% no segundo trimestre. O índice foi revisado para cima em relação ao ritmo de expansão de 6,5 pontos percentuais expostos em julho.
O crescimento acima do esperado foi decorrente dos estímulos fiscais por parte do governo, que impulsionaram os gastos. Em contrapartida, o país viu um aumento considerável na inflação, que o presidente do Federal Reserve (equivalente ao BC no Brasil), Jerome Powell, afirmava que seria temporária. Mas mesmo com as falas otimistas os mercados ficaram preocupados.
O Federal Reserve já havia anunciado que o processo de retirada de tais estímulos estava em análise.
Desta forma, nesta quinta-feira (26) ocorre o primeiro dia do simpósio Jackson Hole em que é esperado que a autoridade detalhe como será o processo para a retirada dos estímulos fiscais por parte do governo dos Estados Unidos.
O evento ocorrerá de forma remota (online) nesta quinta-feira e na sexta-feira (27).