A economia dos EUA cresceu mais rápido do que se estimava no segundo trimestre, com avanço de 3,8% na taxa anualizada, segundo a terceira estimativa do Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio divulgada nesta quinta-feira (25).
A leitura anterior apontava crescimento de 3,3%.
O crescimento foi impulsionado pela aceleração dos gastos do consumidor e pelo declínio nas importações. Economistas consultados pela Reuters não esperavam a revisão.
Parte do aumento também refletiu maiores investimentos das empresas em produtos de propriedade intelectual, especialmente ligados à inteligência artificial.
O governo revisou ainda os dados do PIB entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2025.
No primeiro trimestre de 2025, a economia registrou retração de 0,6%, ligeiramente abaixo da queda de 0,5% divulgada anteriormente, impactada pela antecipação de importações devido a tarifas.
Analistas alertam que as leituras dos dois primeiros trimestres são influenciadas por oscilações nas importações e não refletem totalmente a saúde da economia.
O segundo semestre deve ter crescimento mais moderado, estimado em cerca de 1,5% para o ano, devido à incerteza comercial.