1º trimestre

Pix: novo mecanismo de devolução só deve ficar pronto em 2026

“Dessa forma, será possível bloquear e realizar a devolução de recursos a partir das diversas contas utilizadas na fraude“, disse o chefe do Decem

Pix
Pix / Foto: Divulgação

A nova versão do MED (Mecanismo Especial de Devolução), conhecida como MED 2.0, deve ficar pronta no primeiro trimestre de 2026. Segundo o BC (Banco Central), ela permitirá que os recursos de transferência fraudulentas via Pix possam ser rastreados para além da primeira conta receptora usada para cometer a fraude.

A novidade será um importante aprimoramento da segurança do Pix, como explicou o Chefe do (Decem) Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Ricardo Mourão. “Dessa forma, será possível bloquear e realizar a devolução de recursos a partir das diversas contas utilizadas na fraude, aumentando a segurança e a confiança no Pix”, disse ele, de acordo com o “Valor”.
As declarações foram feitas durante a 23ª Reunião Plenária do Fórum Pix, realizada no início de dezembro, cujos detalhes foram divulgados nesta quinta-feira (26) pelo BC (Banco Central).

Segundo a autoridade, o desenho geral da funcionalidade está sendo de forma colaborativa com o mercado desde julho, no âmbito do Grupo Estratégico de Segurança do Pix, coordenado pelo BC e composto pelos principais especialistas em segurança do sistema financeiro.

Pix tem recorde de 252 milhões de transações em um único dia

Banco Central (BC) atingiu, na última sexta-feira (20), um novo recorde de transações realizadas por meio do Pix, com um total de 252,1 milhões de transferências, conforme anunciado nesta segunda-feira pela instituição.

O recorde de transações anterior havia sido registrado em 6 de dezembro, com 250,2 milhões de transações. O BC também revelou que as 252,1 milhões de transações realizadas no dia geraram um volume financeiro de R$ 162,9 bilhões.

Facilidade nos pagamentos mensais 

Em outubro deste ano, o Banco Central lançou uma nova modalidade do PIX: o PIX Agendado Recorrente.

Com essa opção, é possível agendar pagamentos de valores fixos para serem realizados automaticamente, sempre na mesma data de cada mês, facilitando a gestão financeira.

Essa funcionalidade é especialmente útil para quem paga aluguel diretamente a uma pessoa física e deseja automatizar os pagamentos mensais, mas também pode ser usada para pagar profissionais autônomos, tanto os que operam como pessoa física quanto os que possuem CNPJ, como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música, por exemplo.