Pix: pagamentos sobem 141% no natal, aponta Itaú Unibanco

Segundo Itaú, o valor total movimentado nessas operações via Pix avançou 70%

O número de compras no varejo realizadas por meio do Pix cresceu 141% no Natal de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Itaú Unibanco (ITUB4). Ao mesmo tempo, o valor total movimentado nessas operações avançou 70%. Os dados levam em conta as transações feitas por pessoas físicas clientes do Itaú para empresas entre 1º e 18 de dezembro deste ano e de 2021. 

O tíquete médio das compras foi de R$ 321. A instituição financeira não informou o número total de transações feitas no período nem o valor movimentado. 

De acordo com o banco, alguns setores foram destaque na ampliação do consumo via Pix no período. Entre eles, estão “exposições e festas”, com crescimento de 563%, e “livros e revistas”, com avanço de 544%. 

“Uma hipótese para a alta da modalidade, além da maior inserção no comércio, são as condições diferenciadas que os lojistas oferecem para pagamento com Pix, especialmente em datas de muito consumo, que também colaboram para esse avanço”, afirmou Moisés Nascimento, diretor de Dados do Itaú Unibanco, em nota. 

De acordo com o estudo do banco, outro setor que vem ganhando cada vez mais espaço no Pix é o de aluguel de automóveis, que avançou 3.800% em relação ao mesmo período de 2021.

Pix bate recorde com mais de 100 mi de transações em um dia

Recentemente, o Pix superou a marca de 100 milhões de transações em apenas 24 horas. Somente em 20 de dezembro, foram realizadas 104,1 milhões de transferências via Pix para usuários finais. O último recorde havia sido registrado em 30 de novembro, com 99,4 milhões de transações em apenas um dia.

Um dos grandes motivos para esse recorde seria o volume que coincidiu com a data limite para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário. Apesar da alta demanda, o funcionamento do Pix não foi afetado ao longo do dia.

Criado em novembro de 2020, o Pix já se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil e acumula 143,3 milhões de usuários, dos quais 131,6 milhões são pessoas físicas e 11,7 milhões são pessoas jurídicas.

Em setembro deste ano, o Pix superou a marca de R$ 1 trilhão movimentados por mês.