Ícone do site BPMoney

Pix bate recorde com mais de 100 mi de transações em um dia

Pix bate recorde com mais de 100 mi de transações em um dia

Pix bate recorde com mais de 100 mi de transações em um dia / Agência Brasil

O Pix superou a marca de 100 milhões de transações em apenas 24 horas. Somente na última terça-feira (20), foram realizadas 104,1 milhões de transferências via Pix para usuários finais. O último recorde havia sido registrado em 30 de novembro, com 99,4 milhões de transações em apenas um dia.

Um dos grandes motivos para esse recorde seria o volume que coincidiu com a data limite para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário. Apesar da alta demanda, o funcionamento do Pix não foi afetado ao longo do dia.

Criado em novembro de 2020, o Pix já se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil e acumula 143,3 milhões de usuários, dos quais 131,6 milhões são pessoas físicas e 11,7 milhões são pessoas jurídicas.

Em setembro deste ano, o Pix superou a marca de R$ 1 trilhão movimentados por mês.

Pix internacional pode ser realidade em 2024

O Pix, sistema desenvolvido pelo Banco Central brasileiro, poderá ser internacionalizado entre 2024 e 2025. Com sede na Suíça, o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) já está realizando alguns testes, unindo a forma de pagamento em uma plataforma transfronteiriça.

Este tipo de transação traz a possibilidade de transferência para mais de 60 países, permitindo gastos no exterior sem o cartão de crédito, pagamentos de hospedagens por meio do pix e transferências para diversos países. 

De acordo com Jean Marc Sasson, Head da área de Regulação e Novas tecnologias do Lima Feigelson Advogados, as vantagens do Pix são diversas, como a redução de custos, agilidade nas transações, integração de dados, segurança nas operações e redução do uso de cédulas. 

“A estrutura se baseará em um software chamado Nexus Gateway, que servirá de conector central para o acoplamento de todos os sistemas de pagamentos instantâneos mundial e trocar informações entre si. Há um esforço global de incrementar e tornar mais eficientes os pagamentos transfronteiriços, geralmente custosos, que sofrem com questões de rastreabilidade, sobretudo relacionadas à lavagem de dinheiro”, afirmou Sasson sobre o Pix internacional.

Sair da versão mobile