Planalto convoca líderes para apresentar Novo PAC nesta terça-feira

O Novo PAC será oficialmente lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Rio na sexta-feira (11)

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, convocaram os líderes partidários do Congresso para apresentar o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) , na terça-feira (8).

O Novo PAC será oficialmente lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Rio na sexta-feira (11). Segundo interlocutores, as reuniões com os parlamentares visam criar um clima positivo para o programa e para o governo de uma forma geral no Congresso, embora não deva ser necessária a edição de medida provisória para viabilizar as obras. As informações são do “Valor Econômico”.

Às 14 horas, os líderes do Senado serão apresentados às obras escolhidas pelo governo, que ouviu os 27 governadores sobre as prioridades em seus Estados e no Distrito Federal.

Foram chamados os senadores Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso Nacional, Efrain Filho (União-BA), Eduardo Braga (MDB-AM), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Cid Gomes (PDT-CE), Otto Alencar (PSD-BA), Izalci Lucas (PSDB-DF), Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (PSB), todos líderes partidários. Também participarão Renan Calheiros (MDB-AL), líder da Maioria, e Eliziane Gama (Cidadania-MA), líder do Bloco da Resistência Democrática.

Às 17 horas, será a vez de os líderes dos partidos na Câmara conversarem com Rui Costa e Padilha. A lista de convidados inclui o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), além dos líderes partidários André Figueiredo (PDT-CE), Antonio Brito (PSD-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), Guilherme Boulos (Psol-SP), Elmar Nascimento (União-BA), André Fufuca (PP-MA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Hugo Motta (Republicanos-PB), Adolfo Viana (PSDB-BA), Alex Manente (Cidadania-SP), Felipe Carreras (PSB-PE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Luis Tibé (Avante-MG), Aureo Ribeiro (SD-RJ), Fred Costa (Patriota-MG), Clodoaldo Magalhães (PV-PE), Jandira Feghalli (PCdoB-RJ) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).

Irá funcionar? PAC III pode ser benéfico para o Brasil

O presidente Lula  anunciou que na terceira edição do PAC, além de novo programa de desenvolvimento e infraestrutura, serão lançados os programas Água Para Todos e Luz Para Todos, mas sem indicar datas para cada ação.

Glerton Reis Júnior, economista e sócio-fundador da A&G Assessoria Empresarial & Tributária, explica que o PAC III pode ser benéfico para o Brasil, pois ele tende a aumentar o nível de emprego e a renda per capita do País.

“Caso seja bem aplicado, esse novo PAC tende a aumentar o nível de emprego no Brasil e, por consequência, a renda per capita do brasileiro. Além disso, o PAC ainda acaba retroalimentando o governo federal, pois, com a economia sendo fomentada, a  arrecadação também aumenta”, afirmou.

“Vale lembrar que o Brasil também demanda de muita infraestrutura em portos e aeroportos, e reivindica aplicabilidade de recursos na saúde e na educação. O PAC III pode ser muito importante para que tenhamos uma nação futura com grandes perspectivas”, acrescentou Reis.