PMI da zona do euro desacelera em janeiro

Os números vieram levemente inferiores quando comparado com a expectativa de especialistas.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) que mede o crescimento empresarial da zona do euro caiu a 52,3 em janeiro de 53,3 em dezembro. Esta é mínima desde fevereiro do ano passado. Os números vieram levemente inferiores quando comparado com a expectativa de especialistas que haviam fixado o patamar de 52,4 em dados preliminares.

A pesquisa ainda revela que o crescimento econômico da zona do euro perdeu força em janeiro embasado na justificativa de que o setor de serviços sofreu com uma queda na demanda, impulsionada pelas restrições mais rigorosas para conter a variante Ômicron do coronavírus.

“A economia da zona do euro desacelerou mais em janeiro depois de ver o crescimento enfraquecer no último trimestre de 2021. A desaceleração coincide com as medidas de contenção para combate ao vírus, que foram intensificadas para a máxima desde maio passado na zona do euro em meio ao salto nos casos de Covid-19 ligados à Ômicron.”, disse Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit.

A Project Management Institute (PMI) é a associação líder mundial para todos aqueles que consideram a gestão de projetos, programas e portfólios a sua profissão. A organização, sem fins lucrativos, fornece métodos para gerenciamento de projetos. Com sede na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), esta entidade tem mais de 200.000 membros distribuídos em 171 países, por isso é considerada atualmente a maior instituição do mundo na área de gerenciamento de projetos.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile