PMI de serviços do Reino Unido registra queda

O índice sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu a 53,3 pontos.

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços do Reino Unido caiu a 53,3 pontos em janeiro, de 53,6 pontos em dezembro, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e CIPS.

A prévia de janeiro decepcionou analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam alta do indicador a 54,3. Apesar da queda, a leitura acima da marca de 50 sinaliza que a atividade econômica britânica segue se expandindo neste mês, ainda que em ritmo um pouco mais fraco.

De acordo com a pesquisa, o PMI do setor de serviços passou para o nível mais baixo em 11 meses e contrariando a previsão de alta a 54,5. Neste caso, o consenso do mercado era de redução bem menor, a 57,7. O PMI de serviços britânico, por sua vez, diminuiu de 53,6 em dezembro para 53,3 em janeiro, igualmente o patamar mais baixo em 11 meses. A projeção era de que o indicador subiria a 54,5.

Já o PMI da indústria caiu a 56,9, de 57,9, no mesmo período, também indo à mínima em 11 meses e caindo mais que a previsão de queda a 57,7.

“Uma taxa resiliente de crescimento econômico no Reino Unido durante janeiro mascara grandes variações em diferentes setores. Os negócios voltados para o consumidor foram duramente atingidos pela Ômicron e fabricantes relataram um enfraquecimento ainda mais preocupante crescimento da carteira de pedidos, mas outros setores de negócios permaneceram encorajadoramente robustos”, diz o economista da IHS Markit, Chris Williamson.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile