O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido registrou uma queda de 58,1 em novembro para 57,9 em dezembro, apontam dados finais publicados nesta terça-feira (4) pela IHS Markit em parceria com a CIPS.
Segundo estimativas de analistas consultados pelo “Wall Street Journal”, os dados vieram acima do esperado, uma vez que as projeções eram de 57,5.
Com o resultado bem acima da marca de 50 evidencia-se que o setor manufatureiro britânico seguiu se expandindo em ritmo significativo em dezembro.
O índice de gerentes de compras é um índice que é baseado em entrevistas com os gerentes de compras das empresas que atuam em determinadas áreas, com o objetivo de prever a atividade econômica e ser capaz de compreender antecipadamente os períodos de expansão ou de contração da atividade econômica.
Valores do indicador por volta de 50 pontos indicam que durante o período não houve nenhuma redução ou expansão do setor manufatureiro. Por outro lado, valores acima de 50 indicam crescimento no setor. Números abaixo de 50 podem indicar uma piora na indústria. Se o indicador estiver abaixo de 50, o setor de serviços estará recuando.