Economia

PMI industrial dos EUA cresce a 50,7 em janeiro

A pontuação veio um pouco maior do que foi projetado por analistas que esperavam um valor por volta de 50,1 pontos

A leitura do índice de gerentes de compras (PMI em inglês) do setor industrial norte-americano foi divulgada nesta quinta-feira (01) e aponta crescimento. Conforme divulgado pela S&P Global, o PMI dos EUA subiu de 47,9 para 50,7 pontos entre dezembro e janeiro. 

De acordo com o Valor Econômico, a pontuação veio um pouco maior do que foi projetado por analistas consultados pelo Wall Street Journal. Os especialistas esperavam um valor por volta de 50,1 pontos, pois a leitura preliminar do PMI dos EUA indicava 50,3.

Segundo a S&P, o que sustentou o crescimento geral foi um retorno da expansão do volume de novos pedidos e uma contração mais lenta da produção. 

“O otimismo das empresas em relação ao ano que se inicia atingiu o nível mais alto desde o início de 2022, graças a um salto na demanda. Os novos pedidos estão aumentando em um ritmo que não era visto há mais de um ano e meio, melhorando de forma especialmente acentuada para os bens de consumo, já que as famílias se beneficiam dos sinais de abrandamento da inflação e de condições financeiras mais frouxas”, diz Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

EUA: leitura preliminar indica maior patamar do PMI em 7 meses

O PMI dos EUA, que corresponde ao índice de gerente de compras composto, fechará com alta em janeiro. Segundo a leitura preliminar da S&P Global, o índice ficará entre 50,9 a 52,3 pontos na contagem entre dezembro e janeiro, esse é o maior patamar dos últimos 7 meses.

Economistas do The Wall Street Journal já haviam feito uma previsão do resultado do PMI dos EUA, com pontuação de 50,3, contudo a leitura preliminar da S&P  superou o consenso. 

Já outros índices, como o PMI de serviços, por sua vez, registrou alta também, saindo de 51,4 a 51,9 pontos no mesmo período. Esses dados também apontam maior patamar dos últimos 7 meses e a leitura foi na contramão da previsão de estabilidade em 51,4 pontos, como indicava o consenso.

Além desses dois índices citados anteriormente, a S&P Global também realizou a leitura do PMI industrial americano que subiu de 47,9 a 50,3 pontos e conseguiu alcançar seu patamar mais elevado no período de 15 meses. A expectativa que o mercado tinha para esse indicado era que ele se mantivesse com a mesma pontuação, 47,9.