Após virar notícia no mundo todo, ao se tornar a primeira nação soberana a adotar oficialmente o bitcoin (BTC) como moeda nacional, os salvadorenhos estão protestando contra à implementação do BTC como moeda no El Salvador, carregando cartazes que diziam frases, como “Não à lavagem de dinheiro corrupto”. As informações são da Money Times.
Segundo a mídia local, os protestos contra a chamada “Lei do Bitcoin” estão se tornando cada vez mais comuns nessas últimas semanas, conforme sua implementação oficial em 07 de setembro se aproxima.
De acordo com a ativista Idalia Zuñiga, a lei que implementa o bitcoin como moeda sonante gera insegurança, o que poderá ser usado para enganar usuários e facilitar a lavagem de dinheiro e ativos.
Segundo o Decrypt, os protestos acontecem a cerca de um mês após cidadãos terem protestado com o mesmo objetivo em frente à Assembleia Legislativa do país.
Segundo analista de bitcoin da Quantum Economics, Jason Deane, o que os cidadãos do país estão fazendo é algo nunca antes visto e “uma parte inevitável do processo”, disse ele ao Decrypt.
No entanto, Deane acredita que a situação somente será normalizada daqui vários meses, quando será possível perceber os benefícios da adesão do bitcoin.