O dólar está caindo no resto do mundo, pórém no Brasil a moeda norte-americana segue se valorizando com grande força e isso trouxe questionamentos para os brasileiros.
O diretor de operações da Câmbio Curitiba, Lucas Schroeder, diz que o cenário doméstico já penaliza do Brasil há algumas semanas, e as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre programas sociais reforçaram o tom de crescimento dos gastos públicos.
Segundo Schroeder, ainda não existe solução para a famosa PEC dos Precatórios, que poderia liberar valor de dívidas da União já em julgamento para a extensão do Auxílio Emergencial ou a criação do Auxílio Brasil. A PEC, inclusive, pode ser votada a qualquer momento na Câmara dos Deputados.
O aumento da incerteza dos investidores em relação em querer saber se o governo federal irá respeitar o teto de gastos tem causado estresse não somente ao dólar, como também ativos em geral negociados na B3.
O especialista informa que mesmo o Banco Central adotando mecanismos para manter o mínimo controle sobre o câmbio no país não há motivos para que o dólar ceda contra o real até o final do ano. É necessário que parta do Planalto uma solução clara no orçamento.