Entrevista coletiva

Postura neutra sobre juros virá com segurança para metas anuais, diz Powell

Chairman do Fed também comentou que política tarifária já começa a ser percebida.

Jerome Powell participou de uma entrevista coletiva, nesta quarta-feira (30), após a divulgação da decisão do Fomc (foto: reprodução/Youtube Federal Reserve)
Jerome Powell participou de uma entrevista coletiva, nesta quarta-feira (30), após a divulgação da decisão do Fomc (foto: reprodução/Youtube Federal Reserve)

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, declarou que, caso os riscos às metas anuais se equilibrem, a postura diante dos juros pode se tornar mais neutra. Powell participou de uma entrevista coletiva após a divulgação da nova decisão sobre a faixa de juros dos EUA.

O FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) decidiu, nesta quarta-feira (30), manter a taxa de juros norte-americana inalterada entre 4,25% e 4,50% ao ano. Esta é a sexta reunião consecutiva em que a autoridade monetária opta pela manutenção da taxa.

A decisão divulgada hoje não foi unânime; dois membros do FOMC votaram por retirar 0,25 ponto percentual das taxas de juros.

Maioria do Fomc considerou que a inflação está acima da meta e que o emprego máximo está dentro dela. A inflação foi mantida acima da meta de 2%. O chairman do Banco Central disse que “o desemprego permanece baixo e o mercado de trabalho está no nível máximo. Os números do PIB vieram praticamente como esperávamos”.

“Se os riscos às metas se equilibrarem, isso indicará uma postura mais neutra dos juros”, declarou Powell.

O presidente Donald Trump voltou a pedir por cortes da taxa de juros. “O PIB do 2º trimestre acabou de ser divulgado: 3%, muito melhor do que o esperado! ‘Tarde demais’ — agora tem que baixar a taxa. Sem inflação! Deixem as pessoas comprarem e refinanciarem suas casas!”, escreveu Trump no Truth Social, momentos antes da divulgação oficial da decisão.

Jerome Powell voltou a defender a atual política monetária e declarou que a atual postura, os deixa bem posicionados para responder aos atuais desenvolvimentos econômicos do país. O executivo também disse que considera a política monetária “modestamente restritiva”

Segundo Powell, ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre a reunião de setembro.

Política tarifária de Donald Trump começa a ser percebida

Jerome Powell voltou a comentar sobre os impactos da politica tarifária de Donald Trump. Segundo ele, “as expectativas de curto prazo da inflação subiram, devido às notícias sobre tarifas“.

Mudanças nas políticas governamentais evoluem e seus efeitos permanecem incertos“, disse Powell. “Efeitos das tarifas sobre a atividade econômica e a inflação ainda não foram observados“.

Powell, no entanto, reconheceu que a política tarifária dos EUA já é percebida no preço de alguns produtos vendidos no país.