Powell prevê que nova variante pode impulsionar inflação

Durante a fala no congresso norte-americano Powell enfatizou preocupações em relação à nova variante.

O presidente do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou, em testemunho no Senado, nesta terça-feira (30) que a nova variante do coronavírus, ômicron, deve potencializar as interrupções na cadeia de abastecimento e impulsionar um aumento surpreendente na inflação neste ano.

“De forma geral, os preços mais altos que vemos estão relacionados a desequilíbrios entre oferta e demanda que podem ser atribuídos diretamente à pandemia e à reabertura da economia”, afirmou Powell.

Durante a fala no congresso norte-americano no início desta tarde, o presidente da autarquia monetária dos EUA acrescenta: “Mas também é o caso de que os aumentos de preços se espalharam muito mais amplamente e acho que o risco de uma inflação mais alta aumentou.”

Acompanhado da secretária do Tesouro, Janet Yellen, Powell enfatizou preocupações em relação à nova variante, ao afirmar que o BC norte-americano deve enfrentar nos próximos meses condições desfavoráveis, caso a inflação se intensifique ao mesmo tempo em que a nova variante impeça trabalhadores na busca de empregos. Ele avalia que este cenário pode culminar em uma aceleração dos aumentos dos salários.

“O recente aumento nos casos da covid-19 e o surgimento da variante ômicron representam riscos negativos para o emprego e para a atividade econômica e aumentam a incerteza para a inflação”, disse Powell.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile