Após indicação para segundo mandato na presidência do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell anunciou na tarde desta segunda-feira (22) suas prioridades enquanto chefe da autoridade monetária norte-americana.
O nomeado listou que garantir resiliência e estabilidade do sistema financeiro, lidar com os riscos em evolução das mudanças climáticas e ataques cibernéticos e facilitar a modernização do sistema de pagamentos, são algumas de suas preferências ao assumir o cargo. Antes, a indicação deve ser aprovada pelo Legislativo.
“Se confirmado pelo Senado, farei tudo o que estiver ao meu alcance para cumprir as responsabilidades que o Congresso confiou ao Federal Reserve”, disse Powell, há pouco.
Em seu discurso, que aconteceu à presença do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Powell destacou a possibilidade de retomar o patamar empregatício do país ao avaliar que a economia estadunidense se encontra em ritmo de expansão “mais rápido em vários anos”.
“A reabertura econômica, com os efeitos contínuos da pandemia, levaram ao desequilíbrio de oferta e demanda, gargalos de oferta e uma explosão na inflação”, afirmou.
Ainda em comunicado prometeu a progressão da inflação sob a economia norte-americana, que já se encontra em um nível de alta. “Usaremos nossas ferramentas tanto para apoiar a economia e um mercado de trabalho forte, como para evitar que uma inflação mais alta se enraíze”, assegurou.