Powell quer impedir que inflação se torne 'arraigada'

Mas ele observou que a força de uma recuperação contínua desalinhou a oferta e a demanda por bens e serviços, gerando preços mais altos

O chair do Fed, banco central dos EUA, Jerome Powell, fez a promessa de “impedir que a inflação mais alta fique arraigada”, segundo será discutido em uma audiência no Congresso na terça-feira (11). 

O acelerado ritmo de aumentos de preços provavelmente vai ser um tópico central. Powell não mencionou explicitamente os planos do banco central dos EUA de crescer as taxas de juros.  

No entanto, ele disse que a força de uma recuperação contínua desalinhou a oferta e a demanda por bens e serviços, gerando preços mais altos. 

“A economia ganhou força rapidamente, apesar da pandemia em curso, dando origem a desequilíbrios e gargalos persistentes de oferta e demanda e, portanto, à inflação elevada”, explicou Powell em seus comentários, divulgados pelo Fed nesta segunda-feira (10). 

 “Sabemos que a inflação alta cobra um preço’’, completou.  

O presidente Joe Biden nomeou Powell para um novo mandato como chefe do Fed, mas a nomeação precisa ser ratificada pelo Senado.