Inflação ao produtor

PPI dos EUA cresce 0,2% em junho, mais que o previsto

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice avançou 2,6%, o mais alto desde março 2023

PPI dos EUA
Foto: Freepik

O PPI (índice de preços ao produtor) dos EUA cresceu 0,2% em junho em comparação a maio, informou o Departamento do Trabalho norte-americano nesta sexta-feira (12).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice avançou 2,6%, o mais alto desde março 2023.

Os resultados superaram as expectativas do consenso LSEG de analistas, que esperavam uma alta mensal de 0,1% e anual de 2,3%.

O núcleo da inflação, que exclui as variações de energia, alimentos e comércio, ficou estável em junho (0,0%), após avanço de 0,2% em maio. Já o núcleo na leitura de 12 meses teve alta de 3,1%, perdendo força ante os 3,3% de um mês antes.

CPI, índice de preços ao consumidor, dos EUA cai 0,1% em junho, abaixo do esperado

CPI dos EUA – índice de preços ao consumidor – registrou queda de 0,1% em junho ante maio, informou o Departamento do Trabalho norte-americano nesta quinta-feira (11).

O resultado em 12 meses foi de recuo na inflação ao consumidor de 3,3% para 3,0%. As taxas ficam aquém do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previam alta mensal de 0,1% e 3,1% na base anual.

O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve altas de 0,1% no mês e de 3% na base anual – o menor aumento de 12 meses nesse índice desde abril de 2021.

Segundo os dados, o índice da gasolina caiu 3,8% em junho, depois de ter recuado 3,6% em maio, mais do que compensando um aumento no abrigo. A energia caiu 2%, assim como no mês anterior.

Já os alimentos subiram 0,2% em junho. O índice de alimentação fora de casa aumentou 0,4% no mês, enquanto os alimentos em casa aumentaram 0,1%.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile