O PPI (Índice de Preço ao Produtor) dos EUA, apresentou um, aumento de 0,4% em novembro, frente a alta de 0,2% registrados em outubro. É o que revelam os dados divulgados pelo BLS (Bureau of Labor Statistics) nesta quinta-feira (12).
O dado veio acima das expectativas dos especialistas, que projetavam uma alta, em consenso, de 0,2%.
No acúmulo de 12 meses, a índice apresentou um avanço de 3%, superior aos 2,6% projetado pelo mercado. O dado representa o maior aumento desde o crescimento de 4,7% observado no período de 12 meses encerrado em fevereiro de 2023.
O núcleo do indicador, ao descartar alimentos energia e serviços comerciais, apresentou um crescimento de 0,2% em novembro, após a alta de 0,3% em outubro e em linha com a previsão do mercado.
EUA: CPI, preço ao consumidor têm maior alta em sete meses
Os preços ao consumidor nos EUA registraram em novembro o maior aumento dos últimos sete meses, mas essa elevação não deve mudar a decisão do Federal Reserve de cortar a taxa de juros pela terceira vez na próxima semana, especialmente em meio ao esfriamento do mercado de trabalho.
De acordo com o Departamento do Trabalho, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,3% em novembro, a maior alta desde abril, após quatro meses consecutivos de aumento de apenas 0,2%.
Em relação ao acumulado anual, o CPI apresentou um crescimento de 2,7%, em comparação com 2,6% em outubro.
As expectativas dos economistas consultados pela Reuters apontavam para um aumento mensal de 0,3% e um crescimento anual de 2,7%.
A inflação anual nos EUA tem mostrado uma desaceleração significativa em relação ao pico de 9,1% registrado em junho de 2022.
No entanto, os esforços para atingir a meta de 2% do Federal Reserve têm avançado de forma quase estacionária nos últimos meses.