Presidentes de bancos: sustentabilidade é prioridade do setor

Presidentes dos principais bancos debatem bioeconomia no Febraban Tech

Presidentes de Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Caixa, Santander (SANB11), BTG Pactual (BPAC11) e Febraban debateram o tema “Bioeconomia e as Oportunidades da Sociedade Digital”, na abertura da 33ª edição do Febraban Tech 2023, nesta terça-feira (27), em São Paulo. 

Isaac Sidney, presidente da Febraban, destacou a importância da tecnologia no período crítico de pandemia, quando os bancos trouxeram inovações e soluções para a população brasileira.

“Os bancos cederam mais de R$  10 trilhões à população, sempre tivemos mais foco  e menos foto, mais ações concretas e menos falatório”, ressaltou Sidney durante o evento que conta com cobertura do BP Money.

O executivo também apontou a Febraban como protagonista na agenda sustentável “inclusive para criticar e reivindicar”. 

Nesse tema, a presidente da Caixa Econômica, Maria Rita, afirmou que a sustentabilidade ocupa grande parte do novo planejamento estratégico do banco. 

“Não existe dicotomia entre investimentos e bioeconomia”, comentou. “Prezamos o baixo carbono e o fim da pobreza, ampliando a inclusão no mundo”, acrescentou Maria Rita.

Já o presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy, comentou a agenda de descarbonização e sustentabilidade. 

“É muito importante entender que não basta uma iniciativa isolada, todos precisam andar na mesma direção”, destacou. 

Maluhy acrescentou que o Itaú está comprometido com a sustentabilidade, e anseiam ser o banco da transição, citando o projeto do Cubo Verde do banco. 

Desse modo, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, por sua vez, comentou que é preciso olhar a bioeconomia e a sustentabilidade com profundidade. 

“O Bradesco busca, nos últimos relatórios divulgados, destacar iniciativas que estamos fazendo ao longo do tempo, entre elas a compensação de carbono nas nossas agências e painéis solares ao redor do Brasil”, afirmou Lazari.

O presidente do BTG Pactual, Roberto Sallouti, que representa há alguns anos o segundo maior gestor de  florestas do mundo, sobretudo na América do sul e América do Norte, ressaltou a criação do fundo de reflorestamento com um investimento de US$ 1 bilhão, apoiado e financiado pelo governo americano.

Febraban Tech

O Febraban Tech 2023 se iniciou na manhã desta terça-feira (27), em São Paulo. O BP Money está cobrindo a 33ª edição do evento, que tem como tema central “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”. 

O evento reúne lideranças dos setores financeiro, tecnológico, sustentável e de áreas interessadas em inovação, para debater temas atuais da economia digital. 

São mais de 100 painéis de conteúdo em nove auditórios/palcos divididos entre os dias 27 e 29 de junho.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile