Prévia do PIB: IBC-br avança 0,9% em novembro

A elevação de novembro foi impulsionada pelo crescimento de 2,4% do setor de serviços.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou uma alta de 0,69% em novembro ante outubro. O dado superou as expectativas do mercado, que aguardava um avanço de 0,2%. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central (BC).

O indicador é tido como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), ele considera os resultados das pesquisas de vendas no varejo, produção industrial, do volume de serviços e os números da agropecuária, que são expostos mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com informações do O Antagonista.

A elevação de novembro foi impulsionada pelo crescimento de 2,4% do setor de serviços. O maior setor da economia acumula avanço de 9,5% nos últimos 12 meses e retornou ao mesmo nível de dezembro de 2015.  

O avanço da vacinação contra a Covid-19 impulsionou a economia brasileira, mas o cenário está sendo afetado pela alta da inflação, que fez o BC aumentar os juros, levando a Selic aos atuais 9,25% restringindo o crescimento, como foi antecipado pelo InfoMoney.

A pesquisa Focus, realizada pela instituição, aponta para um crescimento de 4,50% no PIB em 2021.

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile