CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (29) a Via S.A., que cuida do site das Casas Bahia, por não cumprir uma oferta de desconto em um celular da Samsung durante a Black Friday.
O smartphone tem preço original de cerca de R$ 3.000 e era ofertado durante o período promocional por aproximadamente R$ 700.
Segundo o Procon-SP, consumidores questionaram nas redes sociais que, mesmo após terem finalizado a compra, a empresa cancelou o pedido.
A entidade pede que a Via preste esclarecimentos sobre as razões do cancelamento e o número de pedidos de compra que foram feitos.
A empresa também vai precisar dizer o plano de ação que irá adotar para resolver as reclamações.
A Via tem até três dias para responder.
Procurada, a empresa ainda não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Até o fim da tarde da última sexta (26), o Procon recebeu 310 reclamações de consumidores com problemas nas compras ou contratações na Black Friday. Na comparação com o ano passado, houve um aumento de 10% nas reclamações.
Entre as reclamações mais relatadas, a maior parte foi por atraso ou não entrega de produto ou serviços, um total de 78, que correspondem a 25% do total dos casos.
Também foram registradas queixas por pedido cancelado após a finalização da compra (16%), mudança de preço ao finalizar a compra (15%), maquiagem de desconto (14%) e produto ou serviço indisponível (8%).
“Quem tiver algum problema com sua compra deve fazer uma reclamação no site do Procon-SP a qualquer hora, assim que acessar a página, o internauta encontra um espaço específico para os registros sobre a data”, disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.