Dados econômicos

Produção industrial nos EUA fica inalterada em abril ante março

Na comparação anual, a produção industrial nos EUA do mês anterior caiu 0,4%, com recuos no setor de mineração (0,6%) e de manufatura (0,3%)

Produção industrial
Foto: Freepik

A produção industrial dos EUA seguiu inalterada em abril, em comparação ao mês de março, de acordo com a divulgação do Fed (Federal Reserve), nesta quinta-feira (16).

Na comparação anual, a produção industrial do mês anterior caiu 0,4%. O setor de mineração foi o que mais registrou queda mensal (0,6%) e 1,3% na comparação anual, enquanto o setor de manufatura recuou 0,3% ante março e 0,5% na comparação anual.

Já a categoria de produtos essenciais saltou 2,8% e 2,3%, respectivamente, compensando as quedas dos outros setores.

O Fed também fez revisões nos dois meses anterior. Em março, a produção industrial passou de um incremento de 0,4% para 0,1%, enquanto, em fevereiro, foi revisada de um avanço de 0,4% para 0,8%.

EUA: CPI mais fraco é positivo, mas insuficiente para corte de juros, diz Fed

O presidente do FED (Federal Reserve) de Nova York, John Williams, comemorou os dados mais brandos do CPI dos EUA, mas alertou que as notícias positivas não são suficientes para pressionar o banco a realizar um corte na taxa de juros em breve.

O CPI avançou 0,3%, em comparação com a alta de 0,4% registrada em março. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a inflação ficou em 3,4%, abaixo dos 3,5% do mês anterior.

Esses números ficaram aquém das expectativas, visto que os analistas do consenso LSEG projetavam uma variação mensal de 0,4% e uma inflação anual de 3,4%.

“A tendência geral parece razoavelmente boa”, disse Williams. Ele disse, porém, não estar suficientemente confiante de que as pressões dos preços estão convergindo para a meta de inflação de 2% do Fed antes de reduzir os custos dos empréstimos de curto prazo.

“Não vejo nenhuma necessidade de apertar a política monetária hoje”, completou o presidente do Fed de Nova York.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile