O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que antes de ter a conversa com o presidente dos Estados Unidos (EUA) se comunicaria com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a crise na Ucrânia.
O governador francês e o russo disseram que querem ter um diálogo.
Macron esteve em Moscou durante a semana como esforços diplomáticos da União Europeu para conter a escalada da tensão e o início de conflitos na fronteira ucraniana.
Contudo, é observado que outros movimentos terão de ser realizados, pois nas conversas que o Putin teve com Macron, ele declarou que os Estados Unidos ignoraram o pedido para deixar as águas russas, com isso o governo russo utilizou “medidas correspondentes”, como foi antecipado pelo IFX.
Mais detalhes da conversa não foram revelados, foi destacado que os líderes “expressam o desejo” de continuar a seguir pelos trâmites diplomáticos para tentar resolver a crise e para discutir “formas de avançar na implementação do Acordo de Minsk”, assinados em 2015. As informações são do portal Terra.
No momento, o presidente francês se tornou uma espécie de líder das posições da União Europeia neste período de crise e tenta mediar a situação considerando os efeitos negativos para todo o continente se os dois países fossem às vias de fato. Um ponto de preocupação que tem sido levantado é o fornecimento de gás natural da Rússia à Europa.