‘Putin tomou a decisão de invadir Ucrânia’, diz Biden

Embora ainda haja espaço para a diplomacia, ele prevê que a Rússia avance sobre o país em um período próximo.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (19) acreditar que a Rússia vai atacar a capital da Ucrânia, Kiev, nos próximos dias.

“Temos razões para acreditar que as forças russas estão planejando e pretendem atacar a Ucrânia na próxima semana, nos próximos dias”, disse Biden, acrescentando que os EUA acreditam que a Rússia terá como alvo a capital da Ucrânia, Kiev.

A autoridade norte-americana está convencida de que o presidente russo, Vladimir Putin, tomou a decisão de invadir a Ucrânia e, embora ainda haja espaço para a diplomacia, ele prevê que a Rússia avance sobre o país em um período próximo.

“Neste momento, estou convencido de que ele tomou a decisão. Nós temos razões para acreditar nisso”, disse Biden, afirmando que o ataque poderia ocorrer nos próximos “dias” ou na próxima “semana”.

O chefe de estado estadunidense acrescenta que “até que ele o faça, a diplomacia é sempre uma possibilidade”. Ainda conforme Biden, a Rússia tenta “criar justificativa falsa” para guerra contra a Ucrânia. 
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile