Quinto Energy: Bahia está pronta para se tornar maior produtor de combustíveis verdes, diz CEO

CEO da Quinto Energy, Rafael Cavalcanti, enumerou os potenciais que fazem da Bahia o território mais estratégico para o setor energético mundial

A Bahia está pronta para se tornar o maior produtor de combustíveis verdes. Essa é a aposta do CEO da Quinto Energy, Rafael Cavalcanti, que enumerou os potenciais que fazem da Bahia o território mais estratégico para o setor energético mundial. 

A fala ocorreu nesta sexta-feira (19), durante o Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios, organizado pelo Governo do Estado, com a participação do Consulado Geral da República da China e multinacionais chinesas do segmento de energia, a exemplo da CGN, BYD e Petrochina. 

Fator Bahia

Na avaliação do executivo da Quinto, na Bahia já é possível ultrapassar a discussão sobre o quesito viabilidade do hidrogênio verde e avançar sobre a produção dos químicos derivados do H2V. “A nossa questão geográfica garante as melhores condições para geração de energia renovável. A Bahia já tem infraestrutura pronta, com porto para transporte de químicos e o Polo Petroquímico, que é considerado o maior Complexo Industrial Interligado do Hemisfério Sul. Tem um governo que demonstra garantir segurança jurídica para os empreendimentos do setor. E, principalmente, já tem projetos de produção de energia eólica e solar e hidrogênio verde em fase muito avançada”, explicou Rafael. 

O evento do governo foi um ambiente que reforçou o fortalecimento das relações comerciais com a China, tendo investidores orientais sinalizando disposição para apostar no estado baiano em diversos setores produtivos. E no setor energético os projetos desenvolvidos pela Quinto Energy foram destacados como exemplo para mostrar o quanto a Bahia está avançada nesse sentido. A empresa baiana está em fase bem avançada no desenvolvimento de cinco complexos híbridos, de geração de energia eólica e solar, que juntos somam 14 GW de capacidade instalada.

“Tudo isso converge para a possibilidade que a Bahia tem de ser o maior produtor de combustíveis verdes que são derivados do hidrogênio, como o SAF, e-diesel, e-gasolina, além de ureia como fertilizante verde para abastecer o agronegócio”, destacou o CEO da Quinto Energy.