Reajuste da gasolina é visto positivamente pelo mercado

A Petrobras fez o primeiro aumento nos preços dos combustíveis depois de uma nova gestão e é visto positivamente pelo mercado.

 

A Petrobras fez o primeiro aumento nos preços dos combustíveis depois de uma nova gestão com duração de quase três meses, nesta segunda-feira (5). Sob a nova administração, Silva e Luna, a companhia elevou o preço do litro da gasolina em 6% e do diesel em 3,7%. Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, afirma que o reajuste foi uma surpresa positiva para o mercado.

Após a saída de Roberto Castello Branco -que foi removido do cargo em meio a queixas públicas do presidente da República aos reajustes estatais- desde que assumiu a presidência da companhia, Silva e Luna fez duas reduções nos valores, de acordo com as reduções pontuais do preço do barril. No entanto, a cotação tem tido tendência de aumento. Em abril, o preço do petróleo estava na faixa de R$ 60. Hoje, está na faixa dos R$ 70.

“Esse zelo com as margens que foi mostrado é fundamental para o mercado. A gente vive um momento político quente e existem pressões vindas dos caminhoneiros, por exemplo. Mesmo assim, a Petrobras preservou as margens, o que a gente viu como bem simbólico e positivo”, explica Ilan.