A Receita Federal registrou o envio de 1.898.313 declarações de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), até o final do dia deste sábado (16).
Dentre essas declarações, 88% têm direito a restituição, 6,7% terão imposto a pagar e 5,3% não apresentam valores a pagar ou a restituir.
Quase metade dos contribuintes (46,4%) optaram por utilizar os dados pré-preenchidos pelo governo. Além disso, a maioria dos cidadãos (57,7%) escolheu a declaração simplificada.
Em sua maioria, os brasileiros optaram por baixar o programa do IRPF (74%), embora alguns contribuintes tenham escolhido utilizar a nuvem (16,4%) ou enviar a declaração pelo celular (9,5%).
Segundo dados da Receita Federal, as mulheres representaram pouco mais de um terço (36,7%) dos brasileiros que já enviaram a declaração nas primeiras horas. A idade média dos declarantes até o momento é de 44 anos.
A Receita também informou que 2,7% dos documentos enviados são declarações retificadoras, 354 são referentes a fim de espólio e 375 dizem respeito à saída do País.
A Receita estima que serão enviadas 43 milhões de declarações até o encerramento do prazo, em 31 de maio.
Receita espera 13,6 mi de declarações em SP
A Receita Federal estima que 13,6 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) serão submetidas no Estado de São Paulo durante a temporada de 2024, representando um aumento projetado de 4,5% em comparação com o número de documentos enviados no período anterior.
O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda teve início hoje e se estende até o dia 31 de maio. A Receita Federal espera que 43 milhões de contribuintes prestem as informações necessárias.
Até o início da tarde de sexta-feira (15), 739 mil declarações do imposto de renda 2024 já haviam sido enviadas, sendo 215 mil delas apenas no estado de São Paulo.