Reino Unido: vendas no varejo caem 3,7% em dezembro

O resultado veio inferior ao projetado por especialistas consultados pelo “Wall Street Journal”.

O Escritório de Estatísticas Nacionais divulgou nesta sexta-feira (21) que as vendas no varejo do Reino Unido caíram 3,7% em dezembro na comparação mensal. O resultado veio inferior ao projetado por especialistas consultados pelo “Wall Street Journal”, que projetavam queda de 0,6%.

Apesar disso, o volume do comércio britânico encontra-se 2,6% acima do patamar registrado na pré-pandemia. Em relação com dezembro do ano anterior, as vendas no varejo britânico caíram 0,9%, contrariando a previsão de alta de 3,4%.

Excluindo a contribuição do combustível, as vendas no varejo britânico em dezembro caíram 3,6% no mês e 3% no ano, enquanto os volumes de vendas não alimentares caíram 7,1% em dezembro, em base mensal.

O levantamento ainda destaca que o volume de vendas no varejo cresceu 5,1% no intervalo de 2020 e 2021. “No entanto, o crescimento na passagem de um ano para o outro deve ser interpretado com cautela, dadas as restrições a viagens e o varejo não essencial que contribuíram para uma queda nas vendas em 2020”, diz o ONS.