O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que os reservatórios das hidrelétricas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste chegarão ao final de setembro com volumes abaixo de 30% da sua capacidade. As informações foram publicadas pelo órgão em um boletim divulgado nesta sexta-feira (27).
De acordo com o Valor Econômico, no subsistema Sudeste/ Centro-Oeste, a estimativa para até o final de setembro é de um volume de 15,4%. Por outro lado, no Sul, é aguardado um percentual de 24,5%.
Já na região Nordeste, o ONS projeta que os reservatórios alcancem 39,4% da sua capacidade. Porém, a melhor situação aguardada é da região Norte, onde a previsão é de o volume de água chegue a 62,7%.
O órgão também relatou que estima o consumo médio de energia elétrica no país em setembro a 69.920 megawatts médios (MWm), um avanço de 0,9% em relação ao mesmo mês em 2020.
Para o ONS, a redução no ritmo de aumento do consumo no Sistema Interligado Nacional é influenciada pela movimentação da economia, com o crescimento de maneira menos intensa.