O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, disse em uma coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (17), que a “retomada do emprego garante crescimento de 2,0% em 2022”.
Nesta data, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia piorou suas projeções para a inflação e para a economia do país. Diante disso, Adolfo destacou que a retomada do emprego deve trazer um cenário econômico mais estimulante.
A revisão do SPE foi para uma alta de 5,1% no Produto Interno Bruto do (PIB) do país para este ano, contra 5,3% esperado anteriormente. Para 2022, a projeção de avanço é de 2,1%. O secretário admitiu que houve uma piora nas condições financeiras, que são decorrentes de uma diminuição no poder de compra dos consumidores unido ao aumento dos preços.
Além disso, Sachsida espera uma forte retomada do mercado de trabalho. O que de certa forma começa a ser notado. Em setembro de 2021, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) registrou um saldo positivo de 313.902 postos de trabalho. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o indicador acumula 2,5 milhões de novas vagas.